quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia dos seres vivos e está presente em diversos tipos de alimentos. Outra função importantíssima deles está ligada à função estrutural dos seres vivos, formando estruturas como a celulose e a quitina. E eles também têm participação efetiva na estrutura do DNA e do RNA. Como vê, eles são indispensáveis para o organismo humano!

A importância dos carboidratos para quem treina

Exercícios intensos como um treino exigem, principalmente, os carboidratos como fonte de energia. Se você não ingerir a quantia correta, não será possível realizar um treino pesado, ou seja, menos estímulos e menos ganhos.
Isto também afeta como o nosso corpo usa a proteína ingerida. Caso falte carboidratos para fornecer energia, o corpo vai precisar usar a própria proteína como fonte de energia em vez de deixá-la desempenhar o seu papel na reconstrução muscular. Em suma, se você quer maximizar a hipertrofia muscular, você precisa ingerir a quantia certa de carboidrato.

Qual a quantidade correta?

A maioria das pessoas que treinam pesado visando ganho de massa muscular (e não perda de gordura) podem ingerir de 4 a 6 gramas de carboidrato por quilo de peso corporal.Pessoas que possuem facilidade para ganhar gordura devem adotar a estimativa mais baixa de ingestão (4g/kg).
Vale lembrar que mesmo ingerindo a quantia ideal de carboidratos para ganhar massa muscular, você ainda precisará ingerir a quantia necessária de calorias por dia para ter certeza que está ingerindo energia suficiente para crescer, ou seja, você precisa somar as calorias vindas dos carboidratos com o restante dos macronutrientes.
Exemplo de boas fontes de carboidratos:

  • Arroz integral/branco
  • Feijão
  • Batata doce/inglesa
  • Cereais
  • Frutas
  • Milho
  • Massas

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